20 março 2012

PERFIL DA JIBÓIA


A jibóia (Boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros.
No Brasil é encontrada na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues. Alimenta-se de aves e roedores de pequeno ou médio porte. Têm hábitos noturnos, mas eventualmente age durante o dia. Como não possui veneno, a jibóia mata suas presas por constrição. Quando a presa é grande, a jibóia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento, o que pode durar semanas ou até meses.
Essas serpentes procuram se afastar dos homens quando os encontra. Na tentativa de se defender, pode tentar assustar o inimigo silvando alto. É daí que surgem folclores como a do “bafo de jibóia”, que causaria feridas e/ou manchas na pele. Outro mito que envolve a jibóia é o de que usar a cabeça da serpente como colar, protege o sujeito de diversos males, pois “fecha o corpo” de quem o usa.
Uma jibóia pode viver até 25 anos e pesar entre 35 e 40 kg. Geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento.
As informações postadas aqui podem ser encontradas neste site.

1 Comentários:

Às 6:55 AM , Blogger Nádia Lamas disse...

Hoje, 26 de maio de 2014, o Corpo de Bombeiros retirou uma jiboia da árvore que fica na esquina das ruas Miguel Pereira e Humaitá.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial